Um motor é um dispositivo eletro mecânico utilizado na eletrônica e na elétrica que utiliza a energia elétrica para gerar energia mecânica pagar gerar um movimento de um eixo que pode ser acoplado a alguma máquina para diversas finalidades, como locomoção, posicionamento, levantamento, bombeamento, etc...
Sempre que um motor é ativado um campo elétrico é gerado internamente e faz o eixo girar, quando a energia é retirada o motor tende ainda a girar mais um pouco, porque o campo elétrico gerado e a inercia do movimento não sesão na hora, o que pode gerar alguns transtornos se utilizado esses motores e sistemas que precisam de precisão do motor, por isso se percebeu a necessidade de criar um motor que fosse mais preciso, que girasse e parasse de uma forma mais controlada, e assim sugiram os motores de passos.
Um motor de passo é um é um tipo de motor elétrico de precisão usado quando se necessita que o motor gire e pare conforme o planejado minimizando o máximo o efeito da inércia do movimento, desta forma é ideal para posicionamento que requer precisão, porque enquanto um motor mais comum que não é de passos gira ao ser energizado, um motor de passo não gira ao ser energizado, o motor pode ficar energizado e parado, para girar o motor de passos tem que seguir uma sequencia de energizações nos seus fios, onde cada transição gera um passo do motor.
Se no projeto com motor de passos deseja-se dar somente um passo, aplica-se apenas uma transição da sequencia de energizações do fios, mas se quer fazer o motor girar indefinidamente as mudanças de tensões nos fios também devem ser indefinidamente aplicadas, para que sucessivos passos sejam gerados e ciclos sejam completados.
O motores de passos não usam escovas ou comutadores e possuem um número fixo de polos magnéticos que determinam o número de passos por volta. Os motores de passo são especificados primeiramente pelo ângulo de um passo, pelo torque e a corrente necessária para atingir esse torque. A transição de na energização dos fios do motor de passos um giro parcial determinado pelo angulo do motor é dado, mas através de drivers controladores de motor de passos mais avançados pode-se se conseguir micro passos através da modulação por largura de pulsos PWM, obtendo passos com ângulos menors e menos vibração gerada por passos de ângulos maiores.
Uma característica física dos motores elétricos que ocorre justamente pelo próprio motor ser construído com fios enrolados para formar bobinas e assim gerar o campo magnético é a indutância aumenta quando também aumenta a frequência, por isso a corrente do motor tende a diminuir quando aumenta a velocidade do motor, e se a corrente diminui, a força do motor também diminui porque o campo elétrico gerado internamente é menor.
Para compensar essa diminuição da corrente e função da velocidade o engenheiro deve aumentar a tensão do motor por isso não é correto estipular a tensão de trabalho do motor, porque a tensão pode ser aumentada desde que não se ultrapasse a corrente máxima. Muitos controladores e/ou drivers de motores já fazem isso, mas também é possível desenvolver um utilizando algum circuito integrado desenvolvido para essa finalidade como por exemplo o UDN2916
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